terça-feira, 9 de outubro de 2007

Teoria e prática em jornalismo: a construção de linhas de ação na grade curricular em Jornalismo

Segundo o projeto pedagógico da área de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, é necessária a articulação teoria e prática. Para tanto, o incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação cientifica é contemplada no curso já que na grade curricular há a proposta de duas disciplinas que contemplem esse processo de aprendizagem tanto na teoria como na prática jornalística e acadêmica. Nesse sentido, aliar a visão humanista, ética, cidadã e de responsabilidade social nos futuros jornalistas.

Em primeiro lugar, no sétimo semestre existe a disciplina Projeto Experimental em Jornalismo (PEC-Jorn) e no oitavo semestre Trabalho de Conclusão de Curso (monografia). Dessa forma, pretende-se primeiro aproximar o futuro jornalista da realidade do mercado regional, através da realização de produtos laboratoriais pertinentes.

Em segundo lugar, a monografia pretende concluir o ciclo de aprendizagem, a partir da reflexão crítica do aluno, o qual poderá futuramente, iniciar uma pós-graduação na área.

Além disso, pretende-se conciliar o fato do TCC estar no oitavo semestre para poder fortalecer linhas de pesquisa, junto aos núcleos específicos do Jornalismo, para assim mobilizar e acompanhar os alunos, propiciando a iniciação científica.

O TCC e o PEC-Jorn possibilitam ao aluno o aprimoramento de sua formação acadêmica e capacitação profissional, através da sistematização, articulação e aplicação dos conhecimentos teóricos e/ou práticos desenvolvidos nas diversas disciplinas ao longo do curso. O estudante não só deve demonstrar que está apto para enfrentar o mercado de trabalho conforme este se apresenta, como também, utilizando sua criatividade, pode aproveitar a oportunidade de experimentação que lhe é oferecida na faculdade, para ir além do estabelecido, propondo idéias novas, antecipando tendências futuras na profissão e/ou questionando os modelos e práticas vigentes na atividade profissional.

Depois de aprovados, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) assim como os Projetos Experimentais em Comunicação (PEC-Jorn) serão arquivados e disponibilizados na Biblioteca do IBES.

A escolha do tema para o desenvolvimento do PEC-Jorn e do TCC pode ser uma continuação do mesmo tema, uma complementação do PEC-Jorn com o TCC, ou pelo, contrário, o PEC-Jorn pode ser um tema, enquanto que o TCC poderá ser um outro tema. Essa escolha será determinada segundo preferência cada aluno.

Ambos os trabalhos devem seguir as regras da ABNT. Nesse sentido, no site do IBES existe um Manual com as Normas para Trabalhos Acadêmicos que podem auxiliar, o qual pode ser descarregado em .pdf.

A disciplina “Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação” pretende, inicialmente, auxiliar nesse processo principalmente no planejamento dos projetos.

Portanto, a execução dos projetos PEC-Jorn (produto jornalístico laboratorial e memorial descritivo e analítico) e dos projetos do TCC (monografia) será realizada nessas disciplinas especificas e contará com o auxilio de orientadores específicos, previamente escolhidos pelos próprios alunos, com convite aceito dos orientadores, e referendados pelo Colegiado do curso.

Bons trabalhos e bom semestre para todos.

Profa. Ofelia Torres MoralesJ