terça-feira, 26 de junho de 2007

Fantoches: terceira história




(Narrador) Chegando ao mercado....

3a. personagem:
- (Entrevistador) Boa Tarde, meu nome é Tancredo e sou da revista receita*fácil e gostaria de fazer uma pesquisa com as sras. Será que poderia?
- (Entrevistado) E sobre o que e essa tal de pesquisa?
- E sobre receitas e a culinária no geral.
- Ah..sobre receita?
- Eu amo falar sobre receitas...pode perguntar ai moço!!!!

A voz vai diminuindo e o narrador entra...

Narrador: Bem o que queríamos ilustrar é como a pesquisa pode ser realizada e analisada em diferentes ângulos, no segundo caso, vimos novamente a pesquisa por meio de correspondências, mas vimos também que essa não atingiu o seu foco, já que a pessoa destinada outra vez não tinha conhecimento sobre o tema, e pior tinha dificuldades de interpretação com a leitura impossibilitando totalmente o entendimento da pesquisa.

Diferentemente, vimos também o terceiro caso, que ilustra a pesquisa que dá certo, onde o entrevistador esta num lugar estratégico (no caso um supermercado) e procura entrevistar pessoas que realmente se interessam pelo tema (no caso diretamente as donas de casa que utilizam com mais freqüência um livro de receitas) , com uma linguagem clara, objetiva e de fácil compreensão.

Acreditamos que esse deve ser o caminho correto a percorrer, o caminho da compreensão, seja ela por qual meio for, desde que se faça ser compreendida e alcance o objetivo pelo qual foi direcionada.